Objetivo
A tradicional marca Primavera, que faz parte da história da propaganda nacional, precisava atualizar e repaginar sua defasada identidade visual através de uma nova embalagem.
Descrição
Após uma imersão absoluta na marca, produto e antiga embalagem, percebemos a existência de alguns ruídos na comunicação.
O papel não era mais rosa e possuía qualidade superior. Precisávamos comunicar isto ao consumidor e deixar clara esta nova percepção. Além disso, o ícone da marca (Menina Primavera), mostrava-se ultrapassado na forma e no estilo de ilustração.
Detectamos, também, a desconexão entre ícone e marca.
Outro ponto era a tipografia do logotipo Primavera, quadrada e dura, que vai absolutamente contra as características de um produto como papel higiênico.
Desenhamos uma Menina Primavera mais contemporânea, sapeca e interativa, preservando todos os traços do rosto antigo. Preservamos também, a mesma tipografia do logotipo para não perder a identificação perante o consumidor, porém, arredondamos suas formas e adicionamos volume, deixando a tipografia mais leve e fofa. Unimos ícone e marca em uma mesma imagem, formando assim, um único logotipo, mais forte e impactante. Posicionamos esta imagem no centro da embalagem com raios coloridos saindo das costas da Menina Primavera, adicionando o conceito de “diva mirim”, cuja inspiração foi Shirley Temple.
Precisávamos mostrar ao público que o papel agora era branco. Por isso na embalagem priorizamos grandes áreas transparentes mostrando o atual produto. Para este design, nos inspiramos em rendas floridas de lingerie, já que o maior comprador do produto é o público feminino.
A linha de produtos é formada por três versões: Neutro, Camomila e Vanilla. Desenvolvemos para estas embalagens a ilustração de um rolo de papel higiênico, assim como, a flor da vanilla e da camomila para cada uma das variantes.
A variante vanilla foi um grande desafio. Afinal, a sua cor é bege ou marrom, extremamente inadequado para a utilização em uma embalagem deste tipo de produto. Nossa solução foi assumir a cor rosa (cor característica do papel antigo) para esta embalagem, evidenciando claramente para o consumidor que o papel atual é branco e de melhor qualidade.
Desenvolvemos também, o novo selo “Empresa 100% Brasileira” para a Manikraft, mais condizente com o conceito da marca Primavera. A forma da bandeira do Brasil utilizada anteriormente foi transformada em um ícone no formato de flor. Este selo foi incorporado para todas as linhas de produto da companhia.
Resultado
A marca, que já foi líder absoluta no segmento, possuía baixo recall. Com o trabalho desenvolvido pela Esquerda Design, os Papéis Primavera voltaram a ser referência de mercado, atingindo metas de venda superiores ao planejado. Em alguns estados ficaram entre os papéis higiênicos mais vendidos da categoria. O que só comprova a total aceitação do consumidor pela nova identidade visual da marca.